Se você acha que não é possível, leia o post abaixo e siga os procedimentos. Testamos no Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox. O procedimento é semelhante entre eles. Não testamos no Safari (Mac) por não dispormos de computadores da Apple.

Acesse sua conta no Instagram normalmente no PC, digitando Instagram.com em um dos navegadores (Chrome, Edge ou Firefox). Será aberta a tela inicial do aplicativo, contendo as postagens realizadas. Como no smartphone, você pode clicar no ícone Explorar, fazer pesquisas, seguir pessoas e acessar a página do seu perfil. Você pode até mesmo alterar algumas das configurações do Instagram, mas, você não pode, facilmente, fazer uma publicação no seu feed de notícias.

O Instagram começou como um aplicativo totalmente móvel e ainda tem uma forte ênfase em mobilidade. Recentemente, por causa da quarentena, o Instagram liberou a funcionalidade para assistir transmissões ao vivo pelo PC para todos os usuários. Já existia um “addon” para o Mozilla Firefox que, ao ser instalado no navegador, abria essa funcionalidade.

Mesmo sabendo que a maioria dos usuários do Instagram não tem necessidade de postagens diretamente do PC, aqui vai uma dica caso você queira ou eventualmente tenha necessidade de fazer uso desse procedimento, como por exemplo, numa indisponibilidade de acesso ao aparelho celular.

Como postar no Instagram a partir do seu PC

Como todo sabemos, o Instagram foi criado para ser usado em dispositivos móveis, mas é possível “enganar” (no bom sentido) o App fazendo-o pensar que você está usando o seu smartphone. Esse tipo de “enganação” já é feito por alguns servidores de streaming para transmissão ao vivo a partir do PC.

Pode, a princípio, parecer complicado, mas é coisa simples. Você pode alterar o “user agent”, que diz ao Instagram, que tipo de dispositivo você está usando. Os desenvolvedores de sites geralmente criam diferentes versões de seu site para diferentes dispositivos, e os navegadores usam uma configuração de “dispositivo de usuário” para saber qual versão da página eles devem carregar. Se você pode alterar artificialmente o “agente do usuário”, você pode mostrar a versão móvel de um site no seu navegador no PC.

É importante ressaltar que mudar o “user agent” ou “agente de usuário” do seu navegador não lhe dará acesso a todos os recursos do Instagram no smartphone. Outra questão é que a alteração do “agente de usuário” é temporária ou seja, se fechar o Instagram no navegador, a funcionalidade é desfeita e, para retornar, é preciso refazer os procedimentos que serão listados abaixo.

Abra o seu navegador e acesse o seu Instagram

Com o navegador na tela inicial do Instagram, clique em qualquer parte da tela com o botão direito e selecione a opção “Inspecionar” (no Chrome e no Edge) ou “Inspecionar Elemento” (no Firefox). Abrirá uma tela aparentemente assustadora, com linhas de código e coisas afins. Mas não se assuste. Verifique que, acima das linhas de códigos de programação, no canto superior esquerdo existe um ícone de um “monitor e um smartphone” (no Edge) e um “retângulo e um smartphone” (no Chrome e Firefox), conforme imagens abaixo:

Ao clicar nesse ícone alterna a exibição do aplicativo, do formato tela PC para o formato vertical do smartphone. Mas, ainda assim, você não verá nada que indique a possibilidade de inserir posts pelo PC, conforme imagens abaixo:

Mas, basta pressionar F5 ou no ícone para recarregar a página no navegador, ao ser novamente exibida, a tela do Instagram aparecerá com os ícones de adição de postagens conforme abaixo:

Apenas no Mozilla Firefox (imagem abaixo) que existe um procedimento a mais que é selecionar o tipo de dispositivo que deve ser emulado no PC. Logo acima da tela do Instagram existe uma barra de configurações. O primeiro campo da esquerda refere-se ao tipo de dispositivo. Ao clicar nesse campo, serão apresentados alguns dispositivos. Caso o seu não esteja na lista, não há problema, pois não há a obrigatoriedade de emular o mesmo aparelho celular que você possui. Mas, você pode clicar em “Edit List…” e serão apresentados mais modelos de dispositivos móveis. Alguns não funcionarão corretamente.

A partir daí, o procedimento é idêntico às postagens pelo smartphone. Clicando no “+” para Adicionar, será apresentada a janela de diálogo para localizar a imagem desejada; em seguida, a inclusão do texto e por fim, a publicação.

Muito bem, mas qual a vantagem?

Como eu disse antes, não se trata de um comparativo. As dicas são para o caso de algum dia ser necessário postar a partir do PC. Seja por falta de bateria no smartphone ou algum problema que o impeça de acessar o Instagram pelo dispositivo móvel. Se olharmos para as desvantagem em relação ao smartphone são muitas, como por exemplo, não é possível:

  • Adicionar filtros à imagem que está sendo postada.
  • Adicionar várias imagens na mesma postagem.
  • Marcar alguém dentro de sua imagem.
  • Editar legendas após a publicação.
  • Fazer upload de vídeos ou carrossel.

E, ademais, é recomendável que, após concluídas as postagens, o navegador seja fechado para retomar as configurações originais. Caso continue navegando, todas as páginas carregadas aparecerão no formato retrato (tela do smartphone), por causa da configuração do “user agent”. Caso não queira fechar a tela, basta clicar no ícone do “monitor e um smartphone” (no Edge) ou do “retângulo e um smartphone” (no Chrome e Firefox) e fechar a janela de Inspeção (códigos de programação).