page-header

Nossa História Missionária Ilustrada

Portifólio

O livro teve origem na história de vida do Pastor e Missionário Kalênio Fernandes que, contando a sua história para um conhecido, este fez diversos desenhos, ilustrando algumas passagens da história. A partir desses desenhos, o Pastor Kalênio escreveu sua história num editor de texto, incorporou as imagens e buscou os nossos serviços. O projeto de diagramação e editoração do livro levou exatos 60 dias para ser concluído.

  • Desafios

    A ideia inicial do autor era apenas promover a diagramação do livro, inserindo as ilustrações que vieram incorporadas no documento texto. Entretanto, todas as 41 imagens vieram em baixa resolução. Qualquer tentativa de redimensionamento ocasionava a distorção das imagens. Fizemos diversos testes de reamostragem mas não tivemos muito êxito. Embora houvesse uma leve melhoria na qualidade, ainda permanecia a pixelização (serrilhado) das linhas.

    As ilustrações originais estão em Moçambique, África. Por não termos os originais, o processo de digitalização adequado não poderia ser feito. Então, solicitamos que fossem tiradas fotos dos desenhos, em iluminação do ambiente adequada e orientamos até a posição do celular em relação aos desenhos, para tirar as fotos.

    Ainda assim, as imagens foram digitalizadas no CamScanner, App para smartphone que captura imagens pela câmera e promove a digitalização, mas mesmo assim, a qualidade das imagens não estavam adequadas, pois além da baixa qualidade, muitas ilustrações tiveram partes cortadas, devido ao fato de que as folhas foram coladas para tornar-se uma “encadernação”. Como não teríamos acesso aos desenhos originais, tivemos que optar pelas imagens que viram incorporadas ou pelas novas imagens “digitalizadas” pelo CS.

  • Soluções

    Optamos pelas imagens digitalizadas pelo CS. Embora com as fotos incorporadas fossem as mais adequadas, pois dariam uma aparência de pintura a mão, as imagens digitalizadas por último tinham os traços dos desenhos mais definidos.  Ajustamos as cores, retiramos o fundo de todas as imagens, promovemos diversas correções, reparando textos, traços e coloração. Em duas imagens, dividimos o desenho em duas ou três imagens separadas para melhor compor a história, nas páginas do livro.

    Depois de tratadas, individualmente, as imagens foram convertidas para vetores, melhorando assim os traços e coloração das imagens. E, em diversas imagens, fizemos a recomposição do fundo, principalmente, colocando efeito do céu azul, luz do sol e reconstrução de linhas dos elementos das ilustrações.

    O resultado está nas imagens abaixo. Selecionamos algumas imagens para não quebrar a expectativa do livro impresso, visto que o serviço gráfico ainda não foi realizado.

A transformação

Para nós este foi um projeto recente. Para o autor, algo que já vinha sendo gerado há alguns anos. Fizemos a reunião de breefing pelo Whatsapp, no dia 22 de março de 2020 e, no mesmo dia recebemos o material, que veio da África, formatado de maneira bem simples. Esse documento facilitou bastante o nosso trabalho, pois já tínhamos em mãos qual seria a fluidez do livro. Abaixo colocamos a imagem de uma das páginas do documento texto e o resultado final que consta no livro.

O Avatar

O Avatar não estava previsto no planejamento original. Mas durante a diagramação sentimos a necessidade de inserir o próprio contador da história dentro da estrutura do livro, mas como faríamos isso? Colocaríamos uma foto real do autor?

Uma foto real não estaria alinhada ao restante do projeto, visto tratar-se de um livro de ilustrações. Encontrar um avatar pronto não seria fácil visto que não manteria semelhança com o autor.

Resolvemos então, criar um avatar, baseado em uma foto original e, assim, foi possível criar diversas representações de emoções, como poderá ser visto no vídeo ao lado.

Criação da Capa do Livro

A construção da capa do livro não foi o primeiro passo dado. A capa surgiu durante a diagramação do miolo, onde veio a ideia da rota aérea entre o Brasil e Moçambique, na África. Então, buscamos na base de vetores, as imagens que seriam utilizadas, dando destaque para o Globo Terreste no formato “cartoon”.

Tivemos que fazer alguns ajustes, porque todo “cartoon” não representa corretamente a realidade. Fizemos então a montagem dos dois países sobre os mapas, identificando o local de origem, a cidade de Pau dos Ferros (RN) e a cidade de destino, Nampula, em Moçambique.

O resultado da arte e a editoração das primeiras páginas do livro, você poderá acompanhar no vídeo ao lado.

background

Você pode ajudar a ONG Mãos para as Nações

A ONG cuida de aproximadamente 600 crianças em Moçambique e precisa de ajuda.

Deixe uma resposta

Back to top of page